Lara Sousa
- grupo:Cineasta e Artista Visual
Lara Sousa
O trabalho de Lara envolve narrativas vindas de um país que ainda se tenta reconciliar com a sua identidade passada e presente. As questões relacionadas com revolução, trauma, culpa, morte, angústia ressoam nas histórias que Lara conta.
Centrando-se nos não-lugares onde estas narrativas individuais podem existir, ela cria um espaço imaginário entre passado, presente e futuro, onde os desejos subjectivos podem emergir, como um acto poético de não deixar morrer as experiências subjectivas.
É realizadora e artista visual, fundadora da Kulunga Filmes, uma produtora cujo principal objectivo é a produção de filmes (documentários e ficção) por cineastas emergentes de países africanos de língua portuguesa e países da região austral de África.
As curtas-metragens que dirigiu e realizou ganharam vários prémios e foram exibidas em vários festivais tais como FESPACO, DAKAR 2022, MAM Rio para citar alguns.
Actualmente está a desenvolver, entre outros projectos, o documentário “O Navio e o Mar” que participou na Berlinale DocStation e é financiado pelo Programa Documentário Sundance.