Butcheca
- grupo:Artista Visual
Butcheca
Moisés Ernesto Matsinhe Mafuiane, conhecido por Butcheca (1978, Maputo) começou a pintar no início dos anos 90, tornando-se membro do Núcleo de Arte em 1997.
Desde a sua primeira exposição individual, em 2022, tem mostrado o seu trabalho nos principais espaços culturais da cidade de Maputo, tais como o Centro Cultural Franco-Moçambicano, a Galeria Kulungwana, a Fundação Fernando Leite Couto, a Galeria Arte d’Gema, Camões – CCP, entre outros.
No estrangeiro, expôs o seu trabalho em Portugal, Alemanha, Itália, Angola, Tanzânia e Japão.
Recebeu o 1o prémio Melhor Futuro (Hollard Moçambique), no âmbito das premiações da Colecção Crescente da Galeria Kulungwana (2020) e o 2o prémio na XIII edição da Bienal TDM 2015, no Museu Nacional de Arte, em Maputo (2015).
Recentemente, destaca a participação na colectiva African Identities – Chapter III, no âmbito do AKKA Project, Veneza, Itália, e a exposição individual A Dança das Sombras, no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo.
Já em 2023, participou na 5a Bienal Internacional de Arte de Gaia, em Vila Nova de Gaia, e fez a sua mais recente individual O Coro dos Corpos, na Galeria Manoeuvre, em Matosinhos, Portugal.
O seu trabalho está representado em diferentes colecções públicas e privadas em Moçambique e no estrangeiro.