O Centro Cultural Franco-Moçambicano tem o prazer de apresentar, na Sexta-feira, 21 de Fevereiro, às 20h, o concerto “M’SAHO” de Cheny Wa Gune, na Sala Grande. Este espectáculo musical é uma verdadeira viagem ao universo cultural do povo Chope, onde a Timbila ganha vida numa fusão única de música, dança, poesia e teatralidade, evocando a ancestralidade e o legado desta rica tradição.
Cheny Wa Gune traz para este concerto uma adaptação inovadora da Timbila, incorporando as suas melodias com instrumentos convencionais. O resultado é uma performance poética e dançante, onde o público é convidado a participar de forma espontânea, criando um cenário único e imersivo.
SOBRE O ARTISTA
Cheny Wa Gune é um músico multi-instrumentista, compositor, intérprete, produtor e pesquisador de instrumentos tradicionais moçambicanos, como a timbila, mbira, chitende, chigovia e tambores. Nascido a 1 de Agosto de 1980, em Maputo, e vindo de uma família de músicos da província de Inhambane, Cheny iniciou a sua jornada musical na Escola de Canto e Dança Novos Raios, em 1992. Ao longo da sua carreira, foi membro fundador da banda Timbila Muzimba, com a qual realizou diversas digressões nacionais e internacionais.
Em 2007, deu início à sua carreira a solo com o Cheny Wa Gune Quarteto, conquistando destaque em festivais ao redor do mundo, incluindo na Europa, América Latina e Ásia. Além da sua carreira musical, Cheny é estudante e monitor no curso de Música da Escola de Comunicação e Artes da UEM, integra a Banda TP50 e é curador do portal de Música Moçambicana. Também se dedica ao ensino de percussão no Projecto de Música Xiquitsi, sendo uma figura central na preservação e evolução da música tradicional moçambicana.