
Na Quinta-feira, 17 de Abril, às 20h, o Centro Cultural Franco-Moçambicano recebe o concerto MarraJazz – Quando a Marrabenta Encontra o Jazz, do saxofonista moçambicano Timóteo Cuche. O espectáculo celebra a fusão entre a tradição da Marrabenta e a inovação do Jazz, destacando os processos criativos e colaborativos que unem esses dois estilos musicais. Com rearranjos de clássicos e composições originais, o concerto é uma homenagem aos músicos pioneiros da Marrabenta e um convite para explorar as conexões entre estes géneros que marcam a cena musical moçambicana.
SOBRE O ARTISTA
Timóteo Cuche é saxofonista e músico moçambicano, candidato ao doutoramento em Música (Etnomusicologia) na Universidade de Aveiro. Mestre em Música pela mesma instituição (2021) e licenciado em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (2011), atua como docente de saxofone nesta última.
Realizou mobilidade académica na Universidade de Artes de Helsínquia – Sibelius Academy, nos departamentos de Jazz, Música Global e Gestão das Artes, Sociedade e Empreendedorismo Criativo. Estudou saxofone com diversos professores renomados, incluindo Orlando da Conceição (Moçambique), Will Ramsay (Alemanha), Kaisa Siirala, Petri Puolitaival e Jussi Kannasti (Finlândia), além de João Martins (Portugal).
Os seus interesses científicos abrangem a música popular moçambicana, processos colaborativos, interações criativas, migração, indústria da música, marketing, estudos pós-coloniais, música e educação, bem como a música enquanto património cultural imaterial.
FICHA TÉCNICA
> Timóteo Cuche – saxofone
> Cremildo Chitará – bateria
> Dudú Stalin: guitarra
> Nicolau Cauaneque: piano
> Realdo Salato – baixo
BILHETES
> 500mt (normal) | 400mt (Clube Cultural) | 300mt (estudantes)
> Venda na Recepção do CCFM a partir de 15 de Abril | 10h-14h e 15h-18h