Música | “Jazz Aboard” de Elcides Carlos

Música | "Jazz Aboard" de Elcides Carlos

Quando

29 de Setembro, 2023    
20:00

Bookings

Bookings closed

Tipo de evento

No âmbito da divulgação e promoção do seu mais recente trabalho discográfico “Sense of Presence”, que nos leva a viajar para diferentes destinos sonoros almejados por ouvidos apurados, Elcides Carlos apresentará no dia 29 de Setembro, na Sala Grande do CCFM, um concerto intitulado “Jazz Aboard” (Jazz a Bordo), em alusão as viagens emocionais que este género musical, o Afro Jazz, suscita em seus ouvintes e apreciadores.
Na tripulação, que terá como convidados o guitarrista João Cabral, o compositor e intérprete Bhaka Yafole e a cantora Lalah Mahigo, Elcides Carlos faz-se acompanhar por: Tony Paco, na bateria; Lelas Mavie, no Baixo; Nicolau Cauneque, nos teclados; Sarmento de Cristo, nos saxofones; Fernando Morte, na percussão; Sheila Malijane e Gilson Marqueza, na voz.

SOBRE O ARTISTA
Elcides Carlos Armando, nasceu aos 23 de Julho de 1985, em Moçambique, na província de Maputo Cidade. Cresceu nos subúrbios da cidade de Maputo mais concretamente no bairro do Chamanculo “D”.
A música sempre esteve presente no seio da família. Seu falecido pai era apreciador de música e colecionador de discos de vinil. Recorda-se que durante a infância, existiam dias e momentos especiais para se escutar os discos, afinal eram o tesouro do seu dono. Nessa fase de sua vida, ouvia pelo gira discos, música de vários quadrantes do mundo: James Brown, Martinho da Vila, Manu Dibango, Steve Kekana, Fany Mpfumo, entre outros.
Na adolescência esteve exposto as músicas que passavam nos programas da Rádio Moçambique. Eram músicas com certo grau de sofisticação. Os instrumentos dialogavam uns com os outros, e deixavam-no sempre com vontade de querer ouvir mais e mais – foi por via desses programas de radio que nasceu a paixão pelo som da guitarra de jazz.
Aos 18 anos ganhou do irmão uma guitarra de jazz “Cort – Larry Coryel Model”. Esse feito incutiu certa responsabilidade de ter de honrar a confiança depositada. Passou horas devorando o material didático que o irmão partilhava da UCT (university of Cape Town), desde livros de jazz, CD’s, DVD’s, e longas noites de jam session com ele.
Nos concertos e nas jam sessions, despertava interesse e curiosidade de outros músicos. Que passaram a convidá-lo para seus próprios projectos.
Aos 22 anos, quando começa a receber convites de algumas casas de pasto, para atuar como cabeça de cartaz sob seu próprio nome, despertou nele a necessidade de ter suas próprias composições. E plantou assim a semente do sonho de um dia poder compilar essas composições na forma de um álbum.
Aos 36 anos, por conta da pandemia da covid-19 e das medidas restritivas impostas pelo país para conter a propagação do vírus, decide resgatar o sonho de gravar o seu primeiro álbum. Juntou dois co-produtores Vando Infante e João Cabral para materializar este sonho. Juntos trabalharam na seleção das composições, nos arranjos e na seleção de artistas nacionais e internacionais que ajudariam a dar a forma ao álbum “Sense of presence”.
É licenciado em Física pela Universidade Eduardo Mondlane. É docente de Guitarra na Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade Eduardo Mondlane desde 2010.
Concilia a carreira de docente com a de músico.

> Local: Sala Grande
> Bilhetes: 600/500MZM (Clube Cultural, estudantes e menores de 12 anos)

Bookings

As reservas estão encerradas para este evento.

Scroll to Top