Mês dos Direitos da Mulher | Teatro | AS SUBSTITUTAS, de Mike Van Graan | Direcção: Isabel Jorge

Mês dos Direitos da Mulher | Teatro | AS SUBSTITUTAS, de Mike Van Graan | Direcção: Isabel Jorge

A companhia de teatro M´bêu, em co-produção com o Centro Cultural Franco Moçambicano, apresenta o “As Substitutas”, adaptação da peça “Another One´s Bread”, do dramaturgo sul-africano Mike Van Graan.

“As Substitutas” conta a história de quatro mulheres, um grupo de profissionais de luto contratadas para prestar serviços de luto ou relacionados a luto em funerais. É uma comédia sombria baseia-se na expressão africâner een man se dood is ‘and and man se ninhada – a morte de uma pessoa é o pão de outra pessoa –, levando ao palco uma reflexão sobre fome, género, desigualdades sociais e outros temas relacionados.

Produzida pela Olankha e dirigida por Isabel Jorge, “As Substitutas” chega ao público nos dias 27 e 28 de Março, às 19h, no Auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano, no âmbito do Mês dos Direitos da Mulher, uma iniciativa promovida pela Embaixada de França em Moçambique, e das comemorações do Dia Mundial do Teatro.

Com esta peça, o grupo M´bêu pretende sensibilizar para as desigualdades sociais e inspirar mulheres a assumirem um papel mais activo nas suas comunidades e vidas pessoais.

SOBRE O M´BÊU
O M’bêu ou a Associação de Cultura, Arte e Teatro (MACART), nasceu em 1989, em Maputo, a partir de um grupo de adolescentes que aspiravam formar-se como companhia de teatro a partir do grupo profissional Mutumbela Gogo.
Ao longo da sua trajectória, o M’bêu produziu mais de 23 peças de teatro convencional, 15 peças de teatro comunitário, 60 sketches humorísticos e outras produções televisivas. O grupo também promove o Festival d’Agosto, um evento internacional de teatro que já conta com seis edições, além de ter participado em mais de 10 festivais internacionais e realizado diversas oficinas de teatro.

SOBRE O AUTOR
Mike Van Graan é um dramaturgo sul-africano com 40 peças no seu currículo. O seu mais recente espectáculo satírico – MY FELLOW SOUTH AFRICANS – valeu à artista, Kim Blanche Adonis, o prémio Toyota US Woordfees para Melhor Solo (outubro de 2023) e o prémio de Melhor Interpretação a Solo nos primeiros Independent Theatre Awards (Fevereiro de 2024), onde também ganhou o prémio de Melhor Argumento Novo. Para além de escrever peças, Mike tem uma vasta experiência em política cultural, na construção de redes de artistas locais e em todo o continente africano e em advocacia. Desempenhou as funções de Secretário-Geral da Arterial Network, como Director do Instituto de Artes Africanas e Coordenador da Fundação Sustentável de Teatro e Dança (STAND).

FICHA TÉCNICA:
> Direcção: Isabel Jorge
> Interpretação: Yolanda Fumo, Sufaida Moiane, Xixel Langa e Carmelinda Coana
> Caracterização: Dadinha da Graça
> Direcção vocal: Onésia Muholove
> Produção: Olankha
> Assistente de produção: Paulo Jamine
> Fotografia: Yassmin Forte

Scroll to Top