O Centro Cultural Franco-Moçambicano acolhe no Sábado, 16 de Março, a 4ª edição do Festival FRANCOFOLIA!
Como parte das celebrações da Francofonia, este evento destaca a riqueza cultural e linguística dos países e regiões onde o francês é falado ou tem uma forte influência.
O festival incia com um DJ set e buffet francofóno das 16h às 18h, no Jardim do CCFM. Em seguida, teremos uma série de concertos de artistas de diferentes países e origens, unidos pela língua e pelos valores compartilhados da Francofonia, nomeadamente:
– 18h: Nirere Shanel (Ruanda) – Jardim
– 19h: Wazimbo (Moçambique) – Sala Grande
– 20h: Mélanie Pérès (Ilhas Maurícias) – Jardim
SOBRE OS ARTISTAS
NIRERE SHANEL
Nirere Shanel, nascida em Kigali, encontrou sua voz através da música desde os 13 anos, quando começou a expressar suas convicções em canções. Em resposta às emoções geradas pelo genocídio contra os Tutsis do Ruanda, em 1998, compôs suas primeiras músicas, uma homenagem às vítimas e aos sobreviventes.
Em 2009, como autodidata, lançou seu álbum de estreia “Ndarota”, que em kinyarwanda significa “Eu sonho”. O sucesso deste álbum a estabeleceu como uma cantora aclamada no Ruanda. Suas canções afro-folk convidam os ouvintes a mergulhar na rica cultura do país, transportando-os através das mil colinas. Unidade, reconciliação e amor são temas frequentes em suas composições.
Além de sua carreira musical, Nirere é uma fonte de inspiração, tendo sido convidada a contribuir para trilhas sonoras de curtas e longas-metragens.
:::
WAZIMBO
Humberto Carlos Benfica, mais conhecido como Wazimbo, é uma figura lendária da música moçambicana, acumulando uma carreira de mais de cinco décadas. Ao longo desse período, colaborou com diversos artistas locais e internacionais, consolidando-se como uma das vozes mais influentes do país. Sua trajetória musical começou com a Banda RM e, posteriormente, ele se destacou na Orquestra Marrabenta Star. Wazimbo é especialmente lembrado por suas contribuições marcantes para a Orquestra, incluindo a icónica canção “Nwahulwana” (Pássaro Noturno), que o projectou nacional e internacionalmente, quando seleccionada como trilha sonora do filme “THE PLEDGE”, dirigido por Sean Penn e estrelado por Jack Nicholson. Com uma série de álbuns solo, como “Makweru” (1997), “Raízes” (2016) e o mais recente “Mafalala Roots” (2024), Wazimbo continua a escrever seu legado na história da música moçambicana.
:::
MÉLANIE PÉRÈS
Mélanie Pérès emergiu no cenário artístico desde tenra idade, influenciada pelo ambiente musical proporcionado por seu pai, também cantor e compositor. Sua jornada musical começou a ganhar destaque quando se juntou ao grupo Favory Favory. No entanto, foi com sua participação no grupo Flashback que conquistou maior notoriedade. Além de sua paixão pela música, Mélanie também nutre um amor pela língua crioula, que se reflecte tanto em suas performances quanto em seu trabalho literário, onde teve o seu talento reconhecido ao vencer o segundo concurso Konpoz to Lamizik, um marco significativo em sua carreira. Sua musica é “transgeracional”, um casamento de sons de sons de outrora e de hoje, onde o bobre e o kayamb se misturam com instrumentos electrónicos.
—
> Local: Sala Grande
> Bilhetes:
– 600mt/500mt (Clube Cultural e menores de 12 anos)
– 300mt: estudantes (apenas 50 bilhetes)
Bookings
As reservas estão encerradas para este evento.