Exposição | “MADJONI-DJONI – Retratos de mineiros e famílias moçambicanas na África do Sul” de Nuno Silas

Exposição | "MADJONI-DJONI - Retratos de mineiros e famílias moçambicanas na África do Sul" de Nuno Silas

Quando

11 de Fevereiro, 2025 - 29 de Março, 2025    
18:00

Tipo de evento

A exposição “Madjoni-Djoni – Retratos de Mineiros e Famílias Moçambicanas na África do Sul”, de Nuno Silas, explora a migração laboral moçambicana para a África do Sul desde o século XIX, evidenciando a busca por melhores condições de vida e a fuga ao recrutamento militar. Durante o Apartheid, os trabalhadores enfrentaram exploração extrema e segregação racial, mas também desenvolveram formas de resistência e reinvenção cultural.

Através de fotografias, vídeos, instalações e desenhos, a exposição revela a experiência dos migrantes nas minas sul-africanas, destacando práticas culturais como a dança Makwayela, símbolo de identidade e resiliência. Mais do que um registo histórico, a mostra convida à reflexão sobre os impactos contemporâneos da migração e da luta por dignidade e pertença.

A mostra estará em exibição nas salas de exposições dos Centros Culturais Franco-Moçambicano e Moçambicano-Alemão até ao dia 29 de Março.

SOBRE O ARTISTA
Nuno Silas (Maputo, 1988) é um artista visual interdisciplinar e curador que vive entre a Alemanha, Moçambique e Portugal. O seu trabalho abrange performance, curadoria, investigação artística e académica, reflectindo sobre a identidade moçambicana e o património cultural africano, com interseções entre arte, política, tecnologia e pós-memória.

É doutorando em História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora (Instituto de História Contemporânea) e na Universidade de Leipzig, na Alemanha. As suas fotografias, performances e esculturas de grande escala são influenciadas por narrativas pessoais e colectivas, assim como por elementos que sintetizam as dinâmicas culturais da actualidade.

Scroll to Top