Os “Encontros na Mediateca” são uma iniciativa semanal promovida pela Mediateca do CCFM, destinada a promover conversas e debates sobre uma variedade de temas relevantes da actualidade social, literária e cultural. Estes encontros acontecem todas as quintas-feiras, às 16h, proporcionando um espaço de intercâmbio tanto em língua francesa quanto portuguesa.
O objectivo central dos “Encontros na Mediateca” é promover a expressão oral em francês, além de facilitar a interação entre estudantes e entusiastas da língua e cultura francesas. Também se busca proporcionar oportunidades para compartilhar experiências com especialistas de diversas áreas relacionadas aos temas em destaque.
Para Quinta-feira, 7 de Março, às 15h, teremos como convidada a Dra Teresa Manjate, para uma sessão de conversa à volta do tema “Hérois da Literatura”.
Quando ouvimos falar de heróis, olhamos sempre para o nome de quem participou em grandes movimentos revolucionários, de quem destacou-se numa grande resistência ou que sobreviveu numa grande guerra ou ainda, por ter sido o percursor duma grande ideia.
A literatura africana, frequentemente chamada de literatura de reivindicação, nos faz questionar: existem heróis neste meio? E se sim, quem são eles?
SOBRE A CONVIDADA
Teresa Manjate é pesquisadora sênior e docente do Centro de Estudos Africanos (CEA) e da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS), ambos na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e doutora em Licenciatura Oral e Tradicional pela Universidade Nova Lisboa. Membro do Instituto de Estudos de Literatura Tradição – Patrimónios, Artes e Culturas, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas daUniversidade Nova de Lisboa (IELT) e da International Association of Paremiology (IAP). Faz pesquisa nas áreas de Literaturas Africanas; Literatura Oral; Conhecimento Local; Semiótica; e Cinema. É ativista em proteção dos Direitos Humanos da Criança, colaborando com a Santac (Rede da África Austral contra o Tráfico e Abuso de Crianças), e a Terre des Hommes, da Alemanha. Já colaborou também com a Organização Internacional das Migrações (OIM). Actualmente, trabalha na colecta, no registro e na catalogação de literatura oral em Moçambique, para a elaboração de um dicionário de símbolos; e no desenvolvimento de pesquisa em torno do cinema moçambicano.
—
> Local: Mediateca
> Gratuito
Bookings
Este evento está esgotado.