Por ocasião da celebração dos 25 anos de carreira da coreógrafa e performer Edna Jaime, a Khani Khedi – Soluções apresenta “Legado e Transmissão”, na Sexta-feira, 22 de Setembro, às 20h, na Sala Grande do Centro Cultural Franco-Moçambicano.
Uma noite de dança produzida que marca o início da passagem da experiência e conhecimento colhidos ao longo destes 25 anos de carreira, entre a sua e a nova geração promissora de coreógrafos e artistas de dança, onde se poderá apreciar em palco os frutos de uma residência de criação artística cujo o objectivo principal é o de cruzar saberes entre gerações.
Esta residência foi possível com a grande colaboração do espaço Projecto Utopia Mafalala que partilha a mesma visão de artivismo que Edna Jaime, tendo veiculado este processo que permite educar, inovar e preservar os valores culturais e humanos através da Dança, em estreita colaboração com a comunidade e artistas locais.
SOBRE A ARTISTA
Nascida em Setembro de 1984, desde cedo mostrou-se dinâmica, engajada e multifacetada. Performer, natural de Maputo, interessou-se pela Dança, ainda na infância e começou a frequentar a Casa da Cultura em 1996 em Maputo, onde se formou-se em dança tradicional e canto.
Em 2001, descobre-se na dança contemporânea, este campo por onde vai escrevendo a sua história profissional há mais de duas décadas, e através do qual tem feito ecoar o nome de Moçambique além fronteiras mas não so através da dança mas também no cinema e em diversas outras manifestações performativas, tendo colaborado com artistas como: Berry Bickle (Zimbabwe), Meg Stuart (USA), Naomi Watts (Reino Unido), David Zambrano (Vene zuela), Frank Micheletti (França), Moreira Chonguiça (Moçambique).
Criou a sua primeira obra Niketche” em 2005, um trio feminino apresentado na 6ª edição do “Danse L’Afrique Danse” em Paris. Entre várias participações, dentro e fora de país, destaca-se o projecto de colaboração artística regional entre Moçambique, África do Sul e Madagáscar “Lady, Lady” o qual foi capa de cartaz do mesmo festival na sua 10ª edição em 2016 em Ouagadougou. Com a coregrafia “O Bom Combate”, conquistou o prêmio Reconhecimento ZKB – 2021, na Suiça.
Fundou em 2021 a KHANI KHEDI, Soluções Artísticas, a produtora que a representa e é mentora dos seus projectos artísticos e iniciativas de artivismo por uma Humanidade com uma realidade socio-cultural cada vez melhor.
Faz a performance do melhor video de Hip Hop Moz – 2022, premiado pelo Moçambique Hip Hop Award (MHHA) e em 2023 em colaboracao com o Realizador e Fotografo Ivan Barros lancam o Projecto Fotografico 7 de Abril que homenageia a Mulher Mocambicana como artista que não só pratica mas também pensa e reflete aspectos sociais atraves da Dança em constante dialogo com as mais diversificadas expressões artísticas e participa em diversos Podcasts e Series de Entrevistas produzidos no sector artistico mundial.
FICHA TÉCNICA
> Edna Jaime – Direcção Artística, Criação e Interpretação
> Alberto Nhabangue – Co-criação e Interpretação
> Paulo Inácio – Co-criação e Interpretação
> Francisca Mirine – Interpretação
> Associação Cultural Machaka Jr – Interpretação
> Celeste Chehe – Interpretação
> Francisco Macuvele – Músico
> Ernesto Aleixo – Músico
> Nandele Maguni – Compositor Musical
> Ivan Barros – Realizador
> Caldino Perema – Designer de Luz
—
> Local: Sala Grande
> Bilhetes: 500/400MZM (Clube Cultural, estudantes e menores de 12 anos)
Bookings
As reservas estão encerradas para este evento.