Conversa | Sangue do Meu Sangue – Diálogos e Reflexões sobre o Passado e o Presente | com Paola Prandini e Sara Carneiro

Conversa | Sangue do Meu Sangue - Diálogos e Reflexões sobre o Passado e o Presente | com Paola Prandini e Sara Carneiro

Quando

9 de Outubro, 2023    
17:30

Bookings

Bookings closed

Tipo de evento

Sara Carneiro e Paola Prandini, artista e responsável pela assessoria conceptual da exposição “Sangue do Meu Sangue”, co-produzida pelo CCFM e em exibição na majestosa Fortaleza de Maputo, irão conduzir uma conversa intitulada “Sangue do Meu Sangue – Diálogos e Reflexões sobre o Passado e o Presente”, na Segunda-feira, 9 de Outubro, às 17h30, no Auditório do Franco-Moçambicano.

“Sangue do Meu Sangue” é uma exposição que mergulha nas investigações e reflexões da artista Sara Carneiro sobre as complexidades de ser uma pessoa socialmente percebida como “branca” em um mundo moldado pelo colonialismo europeu.

Esta é uma oportunidade única para se envolver com a mente criativa por trás da exposição e para reflectir sobre as questões fundamentais que ela nos apresenta.

SOBRE AS ARTISTAS
Sara Carneiro (1994, Viseu, Portugal) é uma artista portuguesa que aborda questões de poder enraizadas no colonialismo europeu. A sua prática varia entre o vídeo, fotografia e escultura, e deste 2015 que tem vindo a expor regularmente o seu trabalho em exposições e festivais de vídeo. Actualmente, Sara reside na Matola (Moçambique) onde lecciona Multimédia na Faculdade de Artes do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC).

Paola Prandini: Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero, no Brasil. Durante o doutoramento, foi Pesquisadora-Visitante da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e da University of the Witwatersrand, na África do Sul. Co-fundadora e Directora da empresa social AfroeducAÇÃO e da consultoria Afeto. Sócia-fundadora e Directora Cultural da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), além de pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) e do GELiDiS – Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação, ambos da USP. Autora dos livros “Cruz e Sousa”, publicado pela Selo Negro Edições (2011), “Carolinas”, em parceria com o fotógrafo Diego Balbino (2014) e “A cor na voz: identidade étnico-racial, educomunicação e histórias de vida”, editado pela Letramento (2018), além de coautora de “Eu sou Ilê” (2012) e cotradutora de “Batidas, rimas e vida escolar: Pedagogia Hip-Hop e as políticas de identidade”, publicado pela Editora Vozes (2014). Consultora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, desde 2009, com foco na formação de educadoras e de educadores nas áreas de Cinema, de Educomunicação e de Equidade Étnico-Racial e de Gênero. Atualmente, é consultora em Comunicação, Educação e Género na organização Mukadzi, em Maputo.

Bookings

Este evento está esgotado.

Scroll to Top