19ª edição do Festival Internacional de Teatro de Inverno (FITI)

19ª edição do Festival Internacional de Teatro de Inverno (FITI)

Quando

26 de Maio, 2023 - 27 de Maio, 2023    
18:00 - 21:00

Bookings

Bookings closed

Tipo de evento

A Associação Cultural Girassol e o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) têm o prazer de anunciar a 19ª edição do Festival Internacional de Teatro de Inverno, que será realizada em Maputo, de 26 de Maio a 4 de Junho. O festival contará com a participação de companhias de teatro nacionais e internacionais, que se apresentarão em diferentes pontos da cidade.

O Festival Internacional Teatro de Inverno é uma iniciativa da Associação Cultural Girassol que teve o seu início em 2004 com o objectivo de apoiar os grupos amadores de teatro através da divulgação do seu trabalho artístico, associativismo cultural e formação de actores.

No CCFM, teremos o privilégio de receber apresentações teatrais nos dias 26 e 27 de Maio, às 18h e às 19h30, no Auditório, proporcionando ao público a oportunidade de apreciar uma variedade de espectáculos cativantes. As peças teatrais programadas incluem:

26 de Maio

  • “Mancha de Sangue” – Grupo de Teatro Mahamba, de Moçambique.
  • “Rain Song” – X Theatre, da África do Sul.

27 de Maio

  • “L’homme qui a épousé un arrêt de bus” – Vôva Theatre, da R.D. do Congo
  • “Moz My Love” – Grupo de Teatro Kulhanganheta, de Moçambique.

Além disso, ainda no dia 27 de Maio, às 10h30, teremos uma peça especialmente voltada para crianças, totalmente gratuita, intitulada “A História de João Gala – Gala”. Uma performance encantadora, do grupo Teatralidade, de Moçambique, que proporcionará uma experiência enriquecedora e divertida para crianças.

Este festival traz uma variedade de espectáculos teatrais, oferecendo uma experiência única para o público, a partir de performances de narrativas que discorrem sobre as diversas temáticas sociais.

 

SINOPSES

Mancha de Sangue – Grupo de Teatro Mahamba (MZ)

Carlos Sigaúque, um homem de negócios, bem-sucedido, retorna da extinta República Democrática Alemã (RDA) e se refugia em Manjacaze, na província de Gaza, em Moçambique, onde tem uma vida tranquila e solitária, que é virada de cabeça para baixo quando uma visita inesperada chega em sua porta. Tina Koch Sigaúque, uma jovem mestiça, que reivindica ser sua filha, nascida de um relacionamento com Ingrid Koch, uma mulher do passado. Carlos fica intrigado e surpreso com essa revelação, pois ele nunca soube da existência de uma filha. Carlos enfrenta o desafio de descobrir se a jovem é realmente sua filha ou se ela é uma impostora em busca de sua fortuna.

 

Rain Song – X Theatre (SA)

“Rain Song” é uma peça provocativa que mergulha nas profundezas da natureza humana, explorando temas complexos como incesto, ganância e traição. A história examina como a posse, o poder e o desejo de vingança podem corromper e alterar o comportamento psicológico dos seres humanos, levando-os a se autodestruir.

Esta peça será apresentada em língua inglesa.

 

A História de João Gala-Gala – Teatralidade (MZ)

Esta história, baseada na biografia de Chico António, músico Moçambicano, narra uma aventura de um rapaz, do campo para as margens das ruas da cidade, onde semeia amigos e histórias e recolhe sons e harmonias com que mais tarde comporá as suas canções. O enredo é baseado na obra literária do escritor moçambicano Pedro Pereira Lopes. É composto pela alternância de cenas cómicas, momentos imagéticos, jogos e brincadeiras ao som da música produzida pelos instrumentos musicais tradicionais de Moçambique, com uma cenografia fantástica e cheia de cores onde o campo se transforma em cidade.

L’homme qui a épousé un arrêt de bus – Vôva Theatre (RDC)

É a história de um homem que se casou com uma prostituta. Após voltar de país para onde havia emigrado, flagra a esposa com um menino de rua, numa rua deserta. Tocado por isso, ele bate na esposa até a morte.

Esta peça será apresentada em língua francesa.

 

Moz My Love – Grupo de Teatro Kulhanganheta (MZ)

Em vésperas de uma eleição determinante para o segundo mandato de um Presidente da República de Moçambique, em exercício, este fica sem saber o que fazer para salvar a sua campanha eleitoral. O desespero de perder o poder consome-lhe, dias e horas passam e, nos mídias o favoritismo do candidato concorrente agiganta-se sobre a incompetência sua e do seu elenco. Após finalmente surgir uma ideia brilhante que o faz disfarçar-se em “Guarda” e sua primeira dama em “Mukherista”, pela primeira vez, encontra-se intimamente com o país real e com a imensurável injustiça, que criam nele um conflito interno entre o poder e a sensibilidade humana.

Bookings

As reservas estão encerradas para este evento.

Scroll to Top